conduta · cotidiano · pra pensar

Tá achando ruim por quê?

A ofensa começa na cabeça do ofensor.

Para começar, o que é uma ofensa?

s.f. 1. Palavra, ação que fere alguém na sua dignidade. 2. Injúria, calúnia, difamação, ultraje, agravo. 3. Transgressão, violação de regras, falta, pecado. 4. Menosprezo, desconsideração. 5. O próprio sentimento ou ressentimento causado pela ofensa.
Fonte: Enciclopédia Larousse Cultural, 1995.

Pegou a definição? Então, vem comigo. Me dá a mão que

O que determina se uma palavra é ou não uma ofensa é a intenção e a mentalidade do ofensor. Se eu acho que ser “bobo” é uma característica ruim, eu posso usar essa palavra para tentar ofender (agredir, diminuir, menosprezar) alguém.
E assim com qualquer outra coisa.

ofensa

Quando vi essas postagens no facebook, fiquei um tempo pensando sobre esse diálogo. Mentalmente, substituindo a palavra “negro” por diversas outras ofensas, como “vadia”, “gay”, “veado”, “preto”, “branquelo”, “magrelo”, “gordo”, “vara-pau”, “baixinho” ou qualquer outra característica, não encontrei uma conclusão válida no raciocínio. Vejamos:

“Estão me chamando de gordo, magro, alto, baixo, feio etc…”
-“E você não é?”

Será que realmente esse raciocínio invalida a tentativa de diminuição por parte do ofensor? Se te chamam de algo que você é, não é pra se ofender? ACORDA! Estão dizendo que VOCÊ é uma ofensa!

Na minha cabeça, o principal motivo de me sentir ofendida com uma colocação dessas é justamente que, para quem proferiu a injúria, aquela característica é, sim, motivo de vergonha. O/A coleguinha te chamar de negro significa que ele/ela acha que ser negro é digno de vergonha, de chacota. Ouço esse tipo de coisa todo dia. Literalmente, todo dia. Homens tentando ofender outros homens chamando-os de “veado”. Eu, no lugar deles, responderia: – Sou sim, e isso deveria ser um problema?!


Imagem aqui, da página Moça, você é Machista.

Na verdade, dá para usar essa resposta pra toda ofensa desse tipo.
Falando de mim, agora, tenho ouvido os mais variados comentários sobre o meu cabelo. Embora a maioria seja positiva, há sempre aquelas “brincadeiras” infelizes. Tá tão cheio, né, pra cima, curtinho, enrolado, cacheado, parecendo um palhaço (sério, ouvi isso ontem)… Enche o saco.
É, tá sim. Isso é um problema pra você? Alisa o seu.

Voltando… A construção da ofensa é mais ou menos assim:

Quero ofender fulano. Preciso associá-lo a uma coisa ruim. O que é ruim? Ah. É ruim ser gay, porque ele não é másculo, e ser másculo é o que há. Vou dizer que ele é gay, ha-ha-ha! (Dá pra alguém me explicar esse raciocínio?)
Ou, então:
O que mais? Ser mulher! Ser mulher é péssimo! Vou dizer que ele é afeminado! hihihi
O que mais é ruim? Já sei! Ser gordo é ruim. Por quê? Porque é. oras, todo mundo diz que é, deve ser.
“Já sei! Ela transa! Vou dizer que é uma vadia! Mulher transar é ruim, ela vai se envergonhar tanto. Muahahaha, eu sou mau e isso é bom. Eu nunca serei bom e isso não é mau” (Momento Detona Ralph)
E por aí vai.

Vamos lá, não é difícil. A ofensa consiste em pegar uma característica qualquer e usá-la para diminuir a outra pessoa. Assim, ofender alguém é dizer para essa pessoa “Sabe esse pedaço de você (que pode existir ou não)? Você devia se envergonhar disso”.

Então agora eu o convido, caro leitor, a fazer uma reflexão: Quantas vezes você usou alguma “ofensa válida”? (Se é que existe alguma) Quantas vezes a sua crítica fez alguma diferença na vida da pessoa que a recebeu, mais do que apenas irritá-la ou causar revolta? A maioria esmagadora das vezes, nós queremos apenas isso: ofender. Não estamos preocupados se o que estamos dizendo faz algum sentido; O objetivo principal é desestabilizar o “oponente”. Então, desestabilize-se com tamanha ignorância!

Então pra terminar, tá achando ruim por quê?
Porque tão achando que EU sou uma ofensa!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s