conduta · cotidiano · pra pensar

Tá achando ruim por quê?

A ofensa começa na cabeça do ofensor.

Para começar, o que é uma ofensa?

s.f. 1. Palavra, ação que fere alguém na sua dignidade. 2. Injúria, calúnia, difamação, ultraje, agravo. 3. Transgressão, violação de regras, falta, pecado. 4. Menosprezo, desconsideração. 5. O próprio sentimento ou ressentimento causado pela ofensa.
Fonte: Enciclopédia Larousse Cultural, 1995.

Pegou a definição? Então, vem comigo. Me dá a mão que

O que determina se uma palavra é ou não uma ofensa é a intenção e a mentalidade do ofensor. Se eu acho que ser “bobo” é uma característica ruim, eu posso usar essa palavra para tentar ofender (agredir, diminuir, menosprezar) alguém.
E assim com qualquer outra coisa.

ofensa

Quando vi essas postagens no facebook, fiquei um tempo pensando sobre esse diálogo. Mentalmente, substituindo a palavra “negro” por diversas outras ofensas, como “vadia”, “gay”, “veado”, “preto”, “branquelo”, “magrelo”, “gordo”, “vara-pau”, “baixinho” ou qualquer outra característica, não encontrei uma conclusão válida no raciocínio. Vejamos:

“Estão me chamando de gordo, magro, alto, baixo, feio etc…”
-“E você não é?”

Será que realmente esse raciocínio invalida a tentativa de diminuição por parte do ofensor? Se te chamam de algo que você é, não é pra se ofender? ACORDA! Estão dizendo que VOCÊ é uma ofensa!

Na minha cabeça, o principal motivo de me sentir ofendida com uma colocação dessas é justamente que, para quem proferiu a injúria, aquela característica é, sim, motivo de vergonha. O/A coleguinha te chamar de negro significa que ele/ela acha que ser negro é digno de vergonha, de chacota. Ouço esse tipo de coisa todo dia. Literalmente, todo dia. Homens tentando ofender outros homens chamando-os de “veado”. Eu, no lugar deles, responderia: – Sou sim, e isso deveria ser um problema?!


Imagem aqui, da página Moça, você é Machista.

Na verdade, dá para usar essa resposta pra toda ofensa desse tipo.
Falando de mim, agora, tenho ouvido os mais variados comentários sobre o meu cabelo. Embora a maioria seja positiva, há sempre aquelas “brincadeiras” infelizes. Tá tão cheio, né, pra cima, curtinho, enrolado, cacheado, parecendo um palhaço (sério, ouvi isso ontem)… Enche o saco.
É, tá sim. Isso é um problema pra você? Alisa o seu.

Voltando… A construção da ofensa é mais ou menos assim:

Quero ofender fulano. Preciso associá-lo a uma coisa ruim. O que é ruim? Ah. É ruim ser gay, porque ele não é másculo, e ser másculo é o que há. Vou dizer que ele é gay, ha-ha-ha! (Dá pra alguém me explicar esse raciocínio?)
Ou, então:
O que mais? Ser mulher! Ser mulher é péssimo! Vou dizer que ele é afeminado! hihihi
O que mais é ruim? Já sei! Ser gordo é ruim. Por quê? Porque é. oras, todo mundo diz que é, deve ser.
“Já sei! Ela transa! Vou dizer que é uma vadia! Mulher transar é ruim, ela vai se envergonhar tanto. Muahahaha, eu sou mau e isso é bom. Eu nunca serei bom e isso não é mau” (Momento Detona Ralph)
E por aí vai.

Vamos lá, não é difícil. A ofensa consiste em pegar uma característica qualquer e usá-la para diminuir a outra pessoa. Assim, ofender alguém é dizer para essa pessoa “Sabe esse pedaço de você (que pode existir ou não)? Você devia se envergonhar disso”.

Então agora eu o convido, caro leitor, a fazer uma reflexão: Quantas vezes você usou alguma “ofensa válida”? (Se é que existe alguma) Quantas vezes a sua crítica fez alguma diferença na vida da pessoa que a recebeu, mais do que apenas irritá-la ou causar revolta? A maioria esmagadora das vezes, nós queremos apenas isso: ofender. Não estamos preocupados se o que estamos dizendo faz algum sentido; O objetivo principal é desestabilizar o “oponente”. Então, desestabilize-se com tamanha ignorância!

Então pra terminar, tá achando ruim por quê?
Porque tão achando que EU sou uma ofensa!

Deixe um comentário

