cotidiano · Luta · pra pensar

Faculdade não é solução, é problema

Tenho lido bastante nos últimos dias, sobre finanças, investimentos, além de Steampunk das leituras habituais. Em várias leituras e nas conversas que tenho tido, percebo a quantidade de pessoas despreparadas e sem estabilidade alguma. E não falo de estabilidade financeira. Falo de preparo mental, psicológico, pra enfrentar a vida. O texto maravilhosamente claro de Eliane Brum explica bastante o que acontece com quem não sabe muito bem como as coisas funcionam.

Conheço muita gente que faz faculdade “pra ganhar mais”. Mas eu preciso dizer uma coisa: A Faculdade não vai te dar um salário maior. É sério, e você não precisa ser um gênio pra perceber isso. Não existe nenhum botão que ligue assim que você pega o canudo e faz o juramento, na colação de grau, acendendo um letreiro em neón azul dizendo “GRADUADO”. Não há chuva de papel dourado picado. Não há fogos de artifício. Não vai chover dólar à sua volta. Você vai continuar sendo a mesma pessoa. Ou não.

O que eu quero dizer é que, a menos que durante o curso você se transforme em alguém mais capaz, mais competente, alguém em quem valha a pena investir mais recursos, não há graduação que faça você ganhar mais. O salário mais alto é fruto do valor agregado a você pelo conhecimento que você adquiriu com a formação. Na maior parte das vezes, não é apenas o canudo. Você precisa fazer por merecer. Capisce?

Se você não tiver isso em mente, vai pagar caro por um curso de 4 ou 5 anos e no fim dele não terá mais do que tinha quando começou. Pagar caro ali não é nem a mensalidade, visto que você pode fazer uma pública, mas até a colação (ou não) você terá apenas perdido tempo, energia e, também, dinheiro.

Assim, também não há investimento que, por si só, te faça ficar rico. Não é pegar o dinheiro, investir em qualquer coisa e enriquecer. É preciso um know-how (passei a semana toda tentando usar essa palavra) pra gerenciar a coisa toda: o que fazer, como fazer e eventualmente a hora de pular fora se o barco está virando.

Também não dá pra juntar dinheiro e contar que a sua casa vai se construir sozinha. Tem tantos fatores envolvidos nisso que nem vale a pena citar. Mas acho que ficou claro o que quero dizer: Não é só saber o que quer e achar que tem os pré-requisitos.

Fazer faculdade não é garantia de ganhar mais; Investir não é garantia de enriquecer; Viver segundo as regras não é garantia de ser feliz.

Nada, repito, NADA que você faça, isoladamente, vai te construir um futuro melhor. Você precisa se mexer! Steve Jobs fez um curso de tipografia quando adolescente a troco de nada, e foi isso que o tornou milionário anos depois. Ele revolucionou o mundo inteiro, começando com uma ideia. Quando fez o curso, ele não tinha ideia do que viria pela frente, mas quando viu uma oportunidade, ele não hesitou. Uma das maiores características desse homem era justamente a força de vontade, o foco que ele tinha no sucesso. E ele sempre continuou, mesmo com os fracassos que teve. A única garantia que temos na vida é que um dia ela acaba. Então, novamente. Mexa-se.

Em vez de reclamar que você fez faculdade, trabalhou, virou noites pra passar naquele concurso, jejuou por 30 dias e o Universo não conspirou a seu favor; Em vez de exigir de todos à sua volta que façam alguma coisa por você que nem mesmo você fez; Enfim, em vez de se revoltar contra tudo e todos, que tal mudar o foco e tentar trilhar um caminho diferente?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s